Saneamento com afeto: voluntários constroem banheiro digno no Piauí

O acesso à água tratada provoca inúmeras transformações na vida das pessoas que, até então, só imaginavam o quanto esse serviço poderia representar bem-estar e saúde. A realidade era bem diferente: um banheiro feito de lona – sob o risco de cair com qualquer vento mais forte. Por muito tempo, essa era a condição sanitária para Danielle Mara da Silva e suas três filhas. 

Elas vivem no Residencial Lindalma Soares, em Teresina (PI). Por lá, mais de 10 mil famílias recebem água tratada. Junto aos mais de 22 km de rede de abastecimento, chegam também outras ações transformadoras, como a iniciativa voluntária dos colaboradores da unidade local, que entregaram um banheiro sustentável, beneficiando a família de Danielle. 

“Eu morava em casa emprestada e depois consegui minha casa aqui no Lindalma Soares, mas era uma casa de taipa, com banheiro de lona. Eu já ficava imaginando como seria no inverno, com a chuva, e estava muito preocupada. Deus é tão bom que enviou anjos para fazer isso aqui para a gente. Para mim, era um sonho distante, porque o dinheiro não dava. Ou eu comia ou eu construía alguma coisa. O vento já estava derrubando o banheiro e essa ação chegou em boa hora”, diz Danielle. 

Voluntariado participou da construção do banheiro sustentável na comunidade.

Assim como a água tratada, informação transforma a comunidade

Além da falta de infraestrutura, os moradores do Lindalma Soares também vivenciavam os efeitos da falta de informação. Orientações de higiene e saúde passavam longe da comunidade. Isso mudou com o SaneAção, projeto de voluntariado da Águas de Teresina (PI). 

Vencedor do Prêmio de Voluntariado 2024 da Aegea, tem como ações palestras educativas e acesso à informação. Por meio dele, foi feita a entrega de um banheiro sustentável para uma família da região, promovendo mais dignidade, saúde e qualidade de vida.

Ilderlane Silva, líder comunitária e presidente da associação de moradores, é só comemoração. “São anos de luta por melhorias. Essa é a primeira vez que temos ações sociais aqui. Com os voluntários estamos tendo palestras, acesso à informação, além do banheiro sustentável.”

Moradores são envolvidos nas ações de Responsabilidade Social da Águas de Teresina (PI).

“Nosso objetivo é marcar presença nas ocupações regularizadas, mostrando para a comunidade o valor dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Além disso, queremos envolver as famílias no processo de implementação do saneamento, fortalecendo o engajamento local e garantindo que todos compreendam a importância dessas melhorias”, explica Gabriel Barbosa, gerente de Responsabilidade Social.

Moradores de áreas vulneráveis passam a ter acesso ao saneamento.

Abastecimento é regularizado em mais de 54 comunidades

Além das ações de responsabilidade social, as comunidades de Teresina (PI) também recebem padronização das ligações domiciliares. Só no Residencial Lindalma Soares, são mais de 3.000 novas ligações.

O trabalho de regularização do abastecimento também já foi realizado em mais de 54 comunidades vulneráveis, beneficiando aproximadamente 78.800 teresinenses com água tratada. 

Texto: Celliane Sampaio e Chris Reis 

Fotos: Arquivo Águas de Teresina