Para que a água possa ser consumida de maneira segura, ela deve passar por uma série de etapas de tratamento antes da sua distribuição pela rede de abastecimento. Entre os principais estão:
- Captação e adução
Retirada da fonte e transporte até as estações de tratamento de água, conhecidas também pela sigla ETA, onde acontecerá todo o processo de tratamento.
- Coagulação
Adição de produtos que aglutinam as impurezas.
- Floculação
A água é lentamente agitada para que as impurezas maiores e mais pesadas formem flocos e possam ser removidas na etapa seguinte.
- Decantação
Chamada também de sedimentação, separa os flocos de impurezas, que se depositam no fundo dos tanques como lodo e são descartados.
- Filtração
A água que foi separada do lodo passa pelo filtro feito de camadas de cascalho, areia e carvão, que farão a filtragem das impurezas restantes na água.
- Desinfecção
Uso de cloro ou de outros elementos químicos e físicos que serão responsáveis por eliminar microorganismos. Em alguns casos, é feita a correção do pH da água entre a filtração e a desinfecção.
- Fluoretação
Adição de flúor para proteger contra as cáries. Após essa etapa, a água vai para reservatórios até ser distribuída aos moradores.