Porque o sistema de esgoto não foi feito para isso. Em dias de muita chuva, esse excesso de água pode fazer o esgoto voltar pelos ralos, causar alagamentos nas ruas, prejudicar a rede coletora e até comprometer o funcionamento da estação de tratamento. Isso pode gerar poluição e colocar a saúde das pessoas em risco.
Apesar dessa proibição, algumas pessoas fazem esse tipo de ligação irregular e isso pode provocar grandes transtornos. Fezes e dejetos podem aparecer na superfície em cidades onde há alagamentos, e isso é fator de risco à saúde com perigo de transmissão de doenças.