Separar o lixo corretamente e colocá-lo pra fora no dia e horário certo parece pouco — mas é uma atitude que faz toda a diferença! O cidadão tem um papel fundamental na gestão dos resíduos sólidos e na prevenção de problemas urbanos como alagamentos, entupimentos, poluição e até doenças.
A melhor forma de contribuir é separar o que é reciclável (como papel, plástico, metal e vidro) do orgânico (restos de alimentos, cascas, folhas) e dos resíduos rejeitos (aqueles que não têm reaproveitamento, como fraldas, absorventes e papéis engordurados). Esse cuidado facilita o trabalho das cooperativas de reciclagem e reduz o volume de lixo que vai para os aterros sanitários.
Outra atitude importante é respeitar os horários e dias da coleta. Quando o lixo é colocado fora de hora ou de forma inadequada — como solto na calçada ou em terrenos baldios — ele pode ser levado pela chuva, entupir bueiros e causar inundações. Além disso, atrai insetos, ratos e outros vetores de doenças.
Nada de queimar lixo no quintal ou jogar no vaso sanitário! Essas práticas são perigosas, ilegais e prejudicam o meio ambiente e a saúde da população.
Cuidar do lixo é cuidar da cidade e das pessoas que vivem nela.
Fonte: MMA – PNRS (2024)